16 maio 2009

2ª Congresso Brasileiro de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde – TICs (eHealth)

Durante a feira Hospitalar, que acontecerá de 2 a 5 de junho próximos, um dos eventos é o que dá título a este post.

A programação é a abaixo:

  • 9h15 às 9h30 -

    Abertura
    José Carlos Abrahão – presidente – CNS
    Humberto Gomes de Melo – presidente – FENAESS
    Dante Ancona Montagnana – presidente – FEHOESP e SINDHOSP
    Waleska Santos – presidente – HOSPITALAR

  • 9h30 às 10h30

    Tecnologias de Informação e Comunicação Indicadas pela ANS para o Setor da Saúde Suplementar (TISS, TUSS, etc.) - Painel
    A Agência Nacional de Saúde Suplementar vem imprimindo nos últimos anos uma forte regulação na saúde suplementar, principalmente nos itens voltados à informatização do setor. Os objetivos a curto prazo estão claros, mas em que fase desse projeto estaríamos? Quais os objetivos de longo prazo da Agência e quais as principais dificuldades que enfrentamos? O painel objetiva realizar um balanço dos modelos propostos (TISS, TUSS, etc.), os resultados alcançados, os próximos passos e a influência que a crise econômica pode ter no planejamento não só da ANS, como também das empresas do setor.
    Palestrante: Jussara Macedo Pinho Rötzsch – gerente Geral de Integração com o SUS – Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS
    Interação com a Plateia

  • 10h30 às 10h50 – Intervalo
  • 10h50 às 12h

    Registro Digital da Informação Clínica: Prontuário Médico Eletrônico e Personal Health Records – Estágio Mundial e Nacional - Painel
    Ao redor do mundo os projetos de implementação dos registros clínicos digitais se aceleram, notadamente nos EUA após a entrada do governo Barack Obama. O painel objetiva trazer um resumo do que está acontecendo mundialmente nessa área, com exemplos de casos públicos e privados. Objetiva também dimensionar o mercado nacional e apresentar os problemas, as opções e os cenários do prontuário digital no Brasil. Da mesma forma, o painel estará analisando as expectativas e avanços do PHR – Personal Health Record na Europa e EUA, bem como as iniciativas já existentes no Brasil.
    Convidado: John Ritter – manager Health IT - Diagnostic Intelligence and Health IT (DIHIT) - College of American Pathologists - USA
    Interação com a Plateia

  • 12h às 14h – Intervalo
  • 14h às 15h

    Padrões, Protocolos e Especificações Técnicas Regulatórias para o Mercado Nacional de Saúde (HL7, Dicom, etc.) Painel
    O desenvolvimento de uma indústria sólida de soluções tecnológicas voltadas à Saúde passa necessariamente pela utilização de padrões consagrados mundialmente. Seja no desenvolvimento de novos produtos, seja para as plataformas de interoperabilidade é vital a aderência do mercado nacional às comunidades internacionais que proveem standards tecnológicos, tais como o HL7. O painel objetiva trazer exemplos de aplicações nacionais e internacionais que já operam em cima de padrões consagrados e o que isso significou em termos de resultados práticos.
    Convidado: Marivan Santiago Abrahão - diretor Executivo do Instituto HL7 Brasil
    Interação com a Plateia

  • 15h às 16h

    TeleHealth e Tecnologias Orientadas à Assistência Remota - Painel
    Nenhum setor de TIC cresce tão intensamente ao redor do mundo como a área de TeleHealth ( telemonitoramento, teledermatologia, telecardiologia, etc.). Milhões de dólares estão sendo investidos nos principais sistemas de Saúde objetivando baratear e melhorar a assistência médica, mais precisamente na sua atuação remota. O painel visa mostrar as aplicações de TeleHealth que já existem no Brasil ( Telessaúde, por exemplo) e as que estão fazendo a diferença no mercado internacional.
    Convidado: Guilherme Sydow Hummel - consultor Internacional
    Interação com a Plateia

  • 16h às 16h20 – Intervalo
  • 16h20 às 17h20

    Tecnologias Orientadas à Mobilidade e o Papel da WEB no Suporte ao Paciente Painel
    O painel é um debate franco e esclarecedor sobre o avanço da mobilidade no setor de assistência médica e o papel da web no suporte ao paciente.
    Debatedores: Guilherme Sydow Hummel - consultor Internacional
    Enrico De Vettori - Consultoria Empresarial Delloite Touche Tohmatsu
    Marivan Santiago Abrahão - diretor Executivo do Instituto HL7 Brasil
    Renato Okano – consultor da Área de Saúde
    Interação com a Plateia

     

     

Os eventos são de interesse geral, pois traduzirão o estado da arte do assunto no mundo. Imperdível para profissionais de TI, desenvolvedores, analistas, do nível operacional ao nível estratégico, e para gestores preocupados em padronização e geração de informações.

As inscrições e maiores informações podem ser obtidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário