19 junho 2009

Saúde e VGBL

o Jornal O Estado de São Paulo traz matéria sobre estudos em curso na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) sobre a criação de modelo semelhante ao de previdência privada, destinado a custear saúde e educação. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e entidades ligadas às operadoras de planos de saúde já analisam a idéia.

Como no caso da previdência, a idéia é que se forme capital para custear exclusivamente gastos com saúde e educação, com algum tipo de isenção tributária.

Ao mesmo tempo em que garantiria a existência de fundo particular para tratamento médico, o PreviSaúde (nome provisório) desoneraria o sistema público de saúde.

Resta saber se no orçamento do cidadão cabe o pagamento do plano, principalmente por causa dos crescentes custos de saúde, que deve refletir no valor dos aportes mensais. Também é preciso saber dos termos da operacionalização, já que uma única necessidade pode consumir a totalidade de recursos disponíveis, caso em que o beneficiário-poupador não teria outras alternativas.

Tratando-se de produto de investimento/poupança, os maiores interessados são os bancos.

A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário