18 fevereiro 2010

Reclamações na ANS

A ANS tem disponível para consultas o Índice de Reclamações, apurado de acordo com os registros realizados pelo seu telefone 0800-701-9656 (note que o final é o número de lei que regula os planos de saúde e suas operadoras no Brasil) e através do site, no link “Fale Conosco”. É fonte de informações para quem quer escolher seu plano de saúde e quer consultar antes as informações disponíveis sobre ele. Também é uma referência para a atuação da ANS, ao mesmo tempo em que pode oferecer ao beneficiário um atalho para a resolução de seu problema.

Embora seja um link genérico (Fale com a ANS), o cadastro é completo o suficiente para que o problema seja bem identificado e conduzido.

Faço aqui o registro por que um amigo, numa conversa, reclamou da dificuldade em localizar o local para o registro de reclamações. Concordo com ele que poderia haver um link direto de reclamações. Mas o link existente é bem amigável e serve ao seu propósito.

Comparando com o site de outras agências, contato que há as duas abordagens: o “Fale Conosco” genérico, com espeço para registro de denúncias e reclamações, e há os links para “Reclamações e Denúncias”. Como o assunto não é objeto de padronização, basta ao consumidor um pouco de paciência para explorar os sites e localizar os espaços adequados para o serviço requerido.

Entretanto, quando nos deparamos com a proliferação da oferta de informações e serviços pela internet, fica a sensação de que ainda há muito que se evoluir na forma em como se publicam esses serviços. Acredito que a dificuldade que meu amigo teve, mais a minha própria dificuldade, eu que não nenhum neófito, deva se multiplicar para pessoas com menos familiaridade com a internet.

De qualquer forma, torno a registrar que a ANS é, de longa, a agência mais ativa  do Brasil, e que sua atuação, á parte as reclamações de praxe, oferece maior sensação de segurança ao consumidor.

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