19 fevereiro 2010

Prevenção – Os resultados de uma atitude positiva

  Em artigo publicado no European Heart Journal, sob o título “Don’t worry, be happy: positive affect and reduced 10-year incident coronary heart disease: The Canadian Nova Scotia Health Survey", Karina W. Davidson*, Elizabeth Mostofsky, e William Whang apresentam resultados inéditos de uma pesquisa que liga emoções positivas a melhores resultados na prevenção de doenças cardíacas (link aqui).

A atitude positiva, já enormemente enaltecida principalmente nos livros de autoajuda, ganha força científica com a publicação, que ressalta que mesmo os felizes apresentam seus maus momentos, é claro, mas destaca que estes não anulam os resultados positivos de quem mantém seu estado geral de felicidade.

Dessa forma, inicia-se a comprovação de que não bastam meios, circunstâncias e recursos materiais para manter a saúde. Além desses componentes, há o pessoal, o componente subjetivo: ajuda se a pessoa se mantiver com astral positivo.

É um alento, principalmente em um pais como o Brasil, em que para a população tudo está bom e bem. à parte suas dificuldades naturais de acesso aos hospitais e medicamentos, ao menos essa característica da população (os que a têm, claro), protege-a (minimamente, que seja) contra os males cardíacos. Imagine se assim não fosse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário