06 julho 2018

Os cursos sobre a Saúde Suplementar

classroom-42275_1280Nestes vinte anos de atuação em Saúde Suplementar, tenho visitado muitos hospitais e operadoras de planos de saúde. Alguns, à procura de soluções de gestão. Outros já usuários de alguns sistemas. Todos com reservas quando à implantação.

As reservas são de diversos tipos, a depender da empresa fornecedora do software. Mas uma era comum a quase todas. A falta de conhecimentos do negócio pelos implantadores.

Entende-se o lado do fornecedor. O mercado é complexo e abrangente. E a formação de um consultor normalmente tem uma curva de tempo alta. Além disso, os consultores recebem muitas propostas de empresas do segmento para que integrem seus quadros funcionais.

Mas do lado da empresa cliente, o problema também persiste. Recentemente, na implantação de um sistema, identificamos que vários funcionários da área de gestão de contratos e beneficiários não tinham noção do conceito de “contributário” do beneficiário.

Este é um mercado em que o aprendizado se dá, habitualmente, pela transmissão verbal já no posto de trabalho. Assim, a qualidade da informação é limitada pelo conhecimento do multiplicador.

O multiplicador, por sua vez, tem limitada sua capacidade de atualização perante novas normas (e práticas de mercado) pelo dia-a-dia, que não dá trégua e exige atenção constante, principalmente nos problemas operacionais.

Em outra experiência, equipe de negócio de uma determinada fornecedora de software atribuiu a falta de uma funcionalidade de seu produto a um suporto impedimento normativo (“A ANS não permite”). Um engano, infelizmente.

Quando lançamos o segundo módulo do curso, uma fornecedora de software nos procurou para saber da possibilidade de inserir treinamento do sistema nos módulos. A resposta é sim, a adaptabilidade é possível e desejada não somente a treinamentos de software, como também  aos processos de determinadas empresas, aplicando seus manuais de procedimentos em relação a cada passo do processo.

O curso é a compilação da lei originária da prática, quando cabível, e a norma da ANS que a regula e/ou determina. Tudo atrelado às melhores práticas observadas no mercado.

O tema é abrangente e sempre haverá mais informações por adicionar a cada módulo e a cada tema. Esse é o desafio que abraçamos.

Aliás, já está “no prelo” o módulo referente ao . Para breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário