25 outubro 2018

O direito da informação de beneficiários e a Unimed Rio

question-marks-2215_640A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar atua sempre no sentido de garantir ao beneficiário acesso às informações, como demonstram várias de seus normativos, como a RN 389 (PIN SS) e a RN 395 (que garante o acesso às informações sobre seus atendimentos ou negativas).

Tal preocupação não se reflete na situação da Unimed-Rio.

Esta, como se sabe, enfrenta sérios problemas financeiros e foi objeto de Comunicado da ANS em 01/12/2016, reportando assinatura de Termo de Compromisso (datado de 24/11/2016) em que representantes de órgãos governamentais, empresas do mundo Unimed e entidades ligadas à saúde suplementar, além da própria Unimed Rio, se comprometiam a

Implementar práticas que constituam garantias de direitos para os consumidores de planos de saúde, com vistas a assegurar a continuidade e a manutenção da qualidade dos serviços de assistência à saúde dos usuários da PRIMEIRA COMPROMISSÁRIA “.

Os grifos são nossos.

O extrato da medidas acordadas está aqui, e a íntegra do Termo de Compromisso está aqui.

Em março/2017 o Termo recebeu um aditivo e em junho/2018 recebeu novo aditivo.

Em que se pese a informação sobre os fatos em si, faltam informações sobre o grau de atingimento das metas e em que medidas elas estão de fato afetando a recomposição da saúde da Unimed-Rio.

Após quase dois anos da ação inicial (o Termo de Compromisso), não há nenhuma notícia para a população de mais de setecentos mil beneficiários da Unimed-Rio.

Para piorar a situação, em consulta ao IDSS da operadora o site na ANS informa que ele não calculado para o último período.

Ou seja, os beneficiários, os principais interessados na informação sobre a saúde financeira da empresa a quem pagam todos os meses as mensalidades de seus planos de saúde não têm, na prática, informação alguma sobre sua real situação.

Os números do site da ANS nos permitem ver o seguinte:

Resultado anual (2018 ainda não fechado)

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Sinistralidade:

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Como se vê, poucas informações, insuficientes para qualquer análise mais assertiva.

Nossa expectativa é que não se repita o triste fim da Unimed Paulistana, com reflexos ruins tanto para a massa de beneficiários como para a massa de funcionários e colaboradores da Unimed-Rio.

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