21 junho 2017

A terceira opção–Policlínicas

medical-563427_640Enquanto a saúde suplementar caminha a passos largos na mesma direção em foi o SUS, o mercado cria um nicho para ocupar o vácuo: as policlínicas.

Sem vender cobertura, vende serviços, justamente aqueles pelos quais procura a população desassistida. Por desassistida deve-se entender tanto aqueles que não possuem plano de saúde (três quartos do total) como aqueles que, possuindo, enfrentam longos prazos de espera para o atendimento.

Policlínicas normalmente têm atendimento imediato. Cobram pela execução de consultas e procedimentos investigatórios. Estão crescendo justamente por serem alternativa barata aos planos de saúde. Com a crise financeira, parece não importar que seu alcance seja limitado. Desde que o paciente tenha uma opção válida.

É digno de registro que os planos individuais e familiares estão em oferta cada vez menor, e os planos para idosos são proibitivos, justamente aumentando o apelo das clínicas.

Enquanto o SUS enfrenta um quadro deficitário crônico, as operadoras de planos de saúde debatem sua sobrevivência, as policlínicas crescem, a ANS parece disposta a rever as regras da saúde suplementar. O setor, engessado, aguarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário