17 dezembro 2015

Unimed Taubaté tem alienação da carteira

A Resolução Operacional 1.963, de 10/12/2015, determina a alienação d carteira da Unimed Taubaté.
Com 28.582  beneficiários (Informação: ANS - Competência : Novembro/2015), é mais uma cooperativa que se vê obrigada a encerrar as atividades de operadora de planos de saúde. Nestes dias, a Unimed Guarujá teve decretada a portabilidade especial para seus beneficiários.
As cooperativas médicas estão com problemas. A grande maioria foi formada antes da Lei 9656, e contava com as benesses de contratos leoninos com seus beneficiários, como a grande maioria das operadoras da época. Limites e exclusão de coberturas eram a regra, e permitiam manter os custos dentro do previsto, ou próximo disso.
Prova de que a lei dificultou a vida das operadoras é a quantidade: antes da Lei, ou até poucos anos depois de sua edição, chegou a existir perto de cinco mil operadoras registradas. Agora, são menos de mil e quinhentas operadoras, e é impressionante a quantidade de impedimentos decretados pela ANS.
A lógica cooperativista permitia inferir que as Unimed poderiam ser grandes prestadoras de serviço. Sua incursão pela aventura de operar planos de saúde decorre justamente da falta de regras do período antes da lei. Depois da lei, a lógica se inverteu. O risco, que era, de certa forma, controlado, passou a ser quase que imprevisível. Se as Cooperativas se preparassem para essa realidade, o cenário seria outro. Não foi o caso.
Gerida por médicos, em sua maioria, essas operadoras têm problemas decorrentes da falta de visão de futuro, com raras exceções. E ainda há a característica de serem entidades políticas, em que o relacionamento "com a base" é o fiel da balança.
Assistiremos, ao longo do tempo, outras cooperativas serem liquidadas (assim como operadoras de outras modalidades). 
Fica a torcida para que as cooperativas se voltem para sua especialidade, que é a prestação de serviços médicos hospitalares, iniciem o atendimento a outras operadoras sem os ciúmes que hoje imperam, e que se fortaleçam perante o mercado.
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário