14 dezembro 2009

Os desafios de 2010

http://www.sxc.hu/pic/m/r/rb/rbhavana/1235756_oxygen_cylinder.jpg A grande novidade do ano, embora amplamente antecipada pela mídia e pelo mercado, foi a aquisição da Medial pela Amil. A expectativa é para saber o quão agressiva comercialmente será a postura da nova empresa. Há preocupação na concorrência, e a ansiedade para ver o tamanho da gula da nova gigante é grande.

Mas o tema que dominou os sonhos das operadoras em 2009 foi a prevenção. Indicada por muitos como a grande vertente capaz de dar equilíbrio aos custos do setor, ainda é uma incógnita como isso vai acontecer.

Em minhas incursões pelo mercado, encontro muitas empresas querendo fazer, mas sem saber como. E esse desconhecimento leva grande parte do mercado a não ter referenciais para saber se suas ações são caras, baratas, inócuas, eficientes…

A ANS autorizou a contratação de empresas de acreditação para essas ações, o que tornaria mais rápida a aprovação dos programas inscritos como de prevenção. Autorizou a classificação contábil como ativo, em vez de despesa. Indicou, no IDSS, quais ações considera importantes no dia a dia das operadoras. Mas ainda não foi capaz de eliminar as incógnitas.

Operadoras ainda estão às voltas com seus altos índices de sinistralidade. Grande parte desse problema é a herança do modelo anterior, em que a rede tratava única e exclusivamente dos doentes. Seus métodos de pagamento, seus critérios de regulação, as autorizações de procedimentos, tudo está baseado nesse modelo. Não será fácil fugir dele.

Ainda há outros problemas, de abrangência geral. As muitas mudanças da ANS têm custos e consomem recursos das operadoras. Esse movimento organizador, necessário e bem vindo, infelizmente não tem mais fim. Em que ponto as operadoras poderão voltar-se para seus programas de gestão, aperfeiçoando os controles e processos? Sem novos investimentos, ainda é impossível pensar nisso. É bom lembrar que o mercado de saúde suplementar é altamente regulado, e ganhos financeiros têm de se obtidos na operação, não de novidades comerciais. Sem ter fontes de financiamento, as ações da ANS são excelentes conselhos, mas homeopatia para pacientes na UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário