16 maio 2011

O drama dos beneficiários: a vez da SAMCIL

A Greenline incorporou os beneficiários da SAMCIL e os problemas  acabaram, certo?

Errado!

O processo de alienação da carteira de beneficários das Operadoras de Planos de Saúde (OPS) com problemas apresenta algumas difculdades, e não se pode dizer que o processo é uma vantagem para os clientes.

A OPS que adquire a carteira o faz considerando somente o cadastro do beneficiário. COm isso,aqueles que têm tratamento de saúde em curso podem ter de mudar o médico assistente e as unidades de atendimento médico-hospitalares onderecebem seus cuidados. O que regra nesses processos. A rede credenciada não é incorporada, até por questões de negociação, o que causa um tremendo problema ÃS famílias.

Não incorporar a rede credenciada nesta condição especial, mesmo que em condições transitórias, faz com o beneficiário tenha problemas graves no atendimento. Tratamentos são interrompidos, novas avaliações e perícias são exigidas e a demora, já grande, se estende indefinidamente.

Já há relatos na imprensa de clientes SAMCIL com problemas de continuidade de tratamento pela Greenline. Há que se entender a Greenline, que trata apenas de exercer a regulação não obstada pela regra. Mas a ANS, como agente normatizador, deveria analisar não somente a oferta da assistência médica, mas toda a cadeia de serviços vinculada. Os tratamentos em andamento têm de ser mantidos, sob pena de exclusão por falecimento daqueles que deles necessitam.

De há muito critico a ANS pela preferência quase que exclusiva pelo aspecto financeiro. Suas últimas ações oferecem, entretanto, sinais de que não será somente assim no futuro. Mas ignorar essas mais de cem mil pessoas que saem da SAMCIL é urgente.